quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

um suspiro carregado




Fui incapaz de resistir à carga dramática do piano em Babel (Alejandro G. Iñárritu, 2006), próximo ao fim desse intenso longa metragem. No desfecho - em que a teia já está feita - todos já estão entrelaçados e com os destinos eternamente cruzados, marcados, definidos. A intervenção alheia pode e faz diferença. Cada ação coincide com uma reação livre de qualquer previsão, uma reação genuína, uma reação capaz de.

A música de despedida do filme chama-se Charge of the Herd, e eu me deixei levar porque não consegui reprimir um suspiro diante de tal exemplar combinação de sons, que ia do grave ao agudo em uma transição perfeita para os ouvidos E libertadora para os olhos da alma.

Comprei uma tela em Buenos Aires chamada Os Olhos da Alma. O surrealismo remete à Dalí: mulher nua, metade do corpo feito de madeira, seios fartos e milhares olhos de peixe. Triste é não saber o nome do pintor! E pior é que o vendedor argentino disse. Um italiano, isso eu sei.

Janeiro nasceu em mim mascarado. Revelou as curvas suaves da Tranquilidade para esconder as curvas acentuadas e apavorantes da Turbulência.

T

T

T e s t ando

T e stando

Testando, alguém me ouve?

A segunda semana foi de engajamento para o vestibular: estudar, estudar, estudar. E assim meu padrão cresceu vertiginoso, formou músculos e desenvoltura. Alguém vai encarar? Tudo bem, podem tentar. Mas quem tentar sairá machucado, o meu padrão é forte e escorregadio. Não pretende parar.

O meu padrão é fugirescapar








Na terceira semana a Turbulência mostrou o fio das garras e eu sentisangrei. O nosso amor foi apunhalado, a minha casa é uma mina pronta a explodir e explodiu, já aos onze anos tentam tirar a própria vida, enquanto que aos quarenta ainda são adolescentes, não suportam a verdade dita com fúriadesaforo reagindo então também com fúria, aos socos

Siiiiiim, porque
O Homem, que nesta terra miserável
Mora entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera!

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.


!BUM!

nosso carro amassou

nossa união se desfez

nosso carinho morreu terminou

mas um dia quem sabe um dia

nossa casa desbotou e agora é Torre de Babel

Ninguém se entende, ninguém se escuta, ninguém se because we talk in english portuguese japanese french italian spanish deutsch swedish polish chinese and even GRAMELOT ! All right??????????

Limpeza comunicativa
Irmandade
Manutenção de cortes ou furos profundos
Identificação e rompimento das negligências
Tolerâncias
Evasões conscientizadas
Saborizar pertences espirituais e materiais construídos(,) com amor e gratidão


Eles ergueram a torre de Babel
para escalar o céu.
Mas Deus não estava lá!
Estava ali mesmo, entre eles,
ajudando a construir a torre.
Mario Quintana


The Confusion Of Tongues

3 comentários:

  1. Não posso dizer que gostei do texto. Mas a forma como escreves é com certeza impactante, real, atinge e gosto. Contraditória.

    Sem nada muito a declarar, se precisar, prende o grito: eu falo português.

    beijos querido!

    ResponderExcluir
  2. Escrevo é para expurgar. O pão de cada dia não é doce nem salgado, é amargo.

    ResponderExcluir

Divagar é permitido.